Como tirar manchas

Passadoria
- Só roupas limpas devem ser passadas, pois o calor fixa a mancha ou a sujeira.

Tinta de caneta
- Deixe de molho em leite natural.

Sangue em tecidos
- Cubra a mancha com uma pasta de maisena e água fria, esfregue ligeiramente, deixe secar e lave.

Perfume
- Coloque a mancha sobre um material absorvente branco e limpo, esfregue com algodão embebido em álcool, deixe secar e lave.

Suor
- Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.

Batom
- Passe vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão.

Gordura
- Coloque talco, deixe um tempo e escove.

Café
- Passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo, depois seque com uma toalha e em seguida lave a roupa normalmente.

Ferro muito quente
- Passe um algodão embebido em água oxigenada e esfregue no lugar até sair.

Ferrugem em roupas brancas
- Aplique suco de limão e sal, depois coloque a peça ao sol por alguns minutos.

Vinho tinto
- Ferva em leite, deixe de molho até a mancha desaparecer e depois lave.

Mancha marrom do ferro de passar
- Limpe com uma solução de vinagre e sal aquecida..

Processos de lavagem de roupas hospitalares

Peróxido de Hidrogênio: atua eficazmente na desinfecção, por ação termo-química, destruindo microorganismos das roupas. Eficiente também na remoção de manchas sensíveis a oxidação em substituição aos alvejantes clorados, em lavanderias hospitalares. Ideal para tecidos que entram em contato com produtos à base de clorexidina, evitando manchas. Não desbota os tecidos e não provoca desgaste das fibras do tecido. A desinfecção é termo-química e o processo é realizado a quente.

Hipoclorito de Sódio: amplamente utilizado como germicida, mas de alta toxidade ao meio ambiente e bastante instável. É potente na destruição de vários agentes patógenos, mas apresenta desvantagens relacionadas a desgaste do tecido e a reação com medicamentos provocando marcas nos tecidos.

Desinfecção de Roupas com Peracético
O Peracético é um eficaz agente oxidante e desinfetante para higienização de roupas hospitalares, abrangente para a maioria dos microorganismos – bactérias, fungos e vírus, mesmo em baixas concentrações. Devido a sua estabilidade, e associado ao peróxido de hidrogênio, é considerado de alto nível, inclusive superior ao hipoclorito de sódio, cloro orgânico e quaternário de amônio.

De ação rápida, sua aplicação no processo de lavagem é eficiente a partir de 10 minutos em temperatura ambiente. Características: não é afetado por fatores ambientais, por exemplo luz e calor; não poluente; estável em concentração original ou diluído; desinfeta, desodoriza e branqueia; a desinfecção é química, o processo é realizado à frio e com reduzido consumo de água limpa.

As explicações são de Joaquim De La Veja, gerente Com Tec da Divisão Laundry Becker (Reg N/NE). “Obtivemos um aumento de produtividade em lavanderias hospitalares, criando processo pesado rápida de 35 minutos, com Becker Peracetic LTQ, que é estável e de excelente performance para roupas brancas e coloridas, atuando sobre 99.99% dos microorganismos, aprovado pela vigilância sanitária e MS. Com Becker Peracetic LTQ podemos obter roupas de qualidade (limpas e desinfetadas), duráveis, com boa aparência e processadas a um reduzido custo de lavagem”.